PROJETO: ARTE EDUCAÇÃO EM ABRIGOS

JUSTIFICATIVA

Quando se trabalha com Arte – Educação em Abrigos, parte-se do pressuposto que a população infantil é numerosa e, portanto, não há pessoas especializadas suficiente para trabalhar de forma personalizada com todas as crianças, a não ser que estabeleçamos algumas estratégias:

1. Convertemos as “tias” (monitoras) em educadoras, através de um trabalho de conscientização e treinamento.
2. Descobrirmos as vocações pessoais da equipe disponível e desenvolvermos habilidades inatas de cada colaboradora.
3. Treinarmos a equipe em seu ambiente de atuação, dando –lhe subsídios para que tenham condições de atuar na prática.
4. Incentivarmos a pesquisa e a criatividade pessoal de cada educadora.
5. Criarmos ambientes diferenciados, de acordo com o potencial da equipe do Abrigo.

OBJETIVOS GERAIS

1. Capacitar monitores e técnicos de instituições que abrigam crianças institucionalizadas, visando melhorar a qualidade de vida dessas crianças durante o tempo que antecede a adoção e a reinserção familiar.
2. Proporcionar uma vivência, através da Arte, às crianças institucionalizadas, para que elas possam, na rotina diária, trabalhar seus conflitos e traumas.

PROPOSTAS DO PROJETO

1. Capacitar monitores e técnicos institucionais.
2. Potencializar os recursos naturais da instituição.
3. Disponibilizar material de apoio
4. Inserir, na equipe de apoio, conceitos pedagógicos simples, que mudem a dinâmica de vida da criança institucionalizada.
5. Desmistificar a idéia de que criança institucionalizada não consegue se desenvolver tão bem quanto os demais.
6. Criar salas (ou espaços) específicos como: Sala de Artes, Sala de Música, Sala de Leitura, Sala de Jogos, etc...
  
PROGRAMA DE TRABALHO

O Programa completo de Arte Educação, viabilizado pelo GAAR, possui oito módulos de 4 horas semanais, totalizando um Curso de 32 horas.embora seja possível adaptar apenas alguns módulos que sejam de interesse do Abrigo.
O Programa é assim distribuído:

1. “Compreendendo a criança institucionalizada e potencializando o perfil do Abrigo”.
2. Oficina de Artes Plásticas
3. Técnicas e jogos de envolvimento, sensibilização e relaxamento.
4. Oficina de Música (Musicoterapia)
5. A Arte e as crianças com necessidades especiais.
6. Oficina de Artes Cênicas
7. A Arte e as crianças em geral 
8. Acampamento (ou acantonamento) com monitores e crianças abrigadas para a prática da Arte – Educação interativa.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS.

1. Arte Educadora – (Coordenadora e supervisora do Curso)
2. Profissional da área musical (algumas sensibilizações musicais são com música ao vivo)
3. Monitores que atuam em áreas específicas : Cênica, plástica e musical.

MATERIAL NECESSÁRIO 

Para ser usado nas Oficinas: 

1. Tintas, pincéis, papéis, transparências, fantasias, bolas, arcos e material para confecção de instrumentos para banda rítmica (tipo sucata). 
2. Material de Apoio (Apostila “Arte-Educação em Abrigos”).
3. Aparelho de Som
4. Retroprojetor

CUSTOS

1. As despesas com combustível e pedágio estão a cargo do Abrigo
2. As despesas com alimentação (se  necessário) estão a/c do Abrigo.
3. O Custo de cada módulo a combinar 
4. Se houver Acampamento com nossa equipe, este custo terá alterações.

ATIVIDADES DO GAAR

I. Formação e Assessoria

• Orientação e Planejamento segundo as diretrizes do ECA
• Projeto terapêutico de Arte – Educação, visando melhorar a quantidade de vida, das crianças abrigadas, no tempo de espera.

II. Promover E Debater A Temática Da Adoção 

• Exposição do tema em comunidade religiosas.
• Participação nos encontros Nacionais de Adoção – ENAPA.
• Produção de Material Impresso (livros e apostilas).
• Divulgação de monografias de universitários que versam sobre o tema.

III. Apoio Às Familias Adotantes 

•  Orientação quanto ao cadastramento e habilitação no Fóruns
•  Disponibilização de literatura sobre o tema
•  Conversas pessoais para esclarecimento de dúvidas
•  Reuniões temáticas

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