Loading...

Mudando vidas e construindo famílias através da adoção

Fundado oficialmente em 1999, na cidade de Mogi das Cruzes/SP, o Grupo de Apoio a Adoção Refúgio tem uma trajetória de 7 anos pregressa à sua fundação, tendo uma história longeva de 32 anos de atuação na promoção da adoção.

O GAA Refúgio é um grupo de voluntários, formado por pessoas da comunidade que, juntos, visa promover a adoção, dar assistência no pré e pós adoção junto às famílias, capacitar agentes sociais que atendem crianças e adolescentes abrigados em instituições, procurando melhorar a sua qualidade de vida enquanto aguardam a adoção ou o retorno a suas famílias biológicas e também atua junto às famílias da comunidade na prevenção ao abandono e maus tratos de crianças e adolescentes.

Já esteve presente em vários Encontros Nacionais de Grupos de Apoio a Adoção - ENAPAs e já participou da adoção de mais de uma centena de crianças e adolescentes, assistindo-os no pós adoção, bem como suas famílias adotivas.

No ano de 2002, sediamos o Encontro Nacional (ENAPA), realizado na Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes/SP, com a presença de 600 participantes de todo o país.

Em 2005, sua presidente-fundadora, Clélia Zitto Cezar, travou uma batalha contra um câncer, o qual exigiu longos anos de tratamento. Durante esse período e nos anos seguintes, o GAA Refúgio diminuiu suas atividades, suspendendo as suas reuniões mensais.

Passamos a atender e orientar, de forma individual, as famílias pretendentes a adoção, inclusive as que nos foram e têm sido encaminhadas pelos Fóruns da região.

Neste período, participávamos esporadicamente de Encontros Estaduais e Nacionais, mas nunca encerramos nossas atividades e trabalhos a favor da Adoção.

No final de 2016, participamos de um encontro promovido pelo GAA de Embu das Artes, o que nos encheu de coragem para retomarmos as nossas atividades de forma mais abrangente.

Em 20 de Maio de 2017, na Semana Nacional da Adoção, retornamos com os encontros mensais do GAA Refúgio, buscando agregar as famílias que estávamos atendendo individualmente e abrimos espaço para as que estavam aguardando esse convívio.

Durante a pandemia de COVID-19, com início em 2020, mantivemos as reuniões mensais no formato online, com a participação de alguns palestrantes, porém as reuniões perderam um pouco em qualidade, pois a interação não ocorria da mesma forma em que as reuniões presenciais, mas precisávamos prezar pela saúde e bem estar de todos. Por outro lado, proporcionou que muitas pessoas de diversos lugares, inclusive de fora do país em uma das ocasiões, participassem de nossas reuniões.

Com o fim da pandemia, voltamos a atuar de maneira presencial em nossos encontros mensais, mantendo a interação e a troca de experiências, compartilhando as nossas vivências de acordo com os temas abordados.

Neste ano de 2024, o GAA Refúgio iniciou um projeto para renovação do site, proporcionando um melhor entendimento dos processos e um melhor acolhimento às famílias pretendentes, abordando temas que auxiliem na pré e pós adoção, mas nunca deixando a essência principal do grupo: Mudar vidas e construir famílias através da adoção.