Loading...

Apoio aos Pais

O suporte para pretendentes à adoção, disponibilizado pelo GAA Refúgio aos casais ou pessoas que estão interessados em adotar uma criança ou adolescente, é feito de forma personalizada.

Através de nosso telefone, os interessados agendam um horário para uma entrevista pessoal. Nesta entrevista esclarecemos sobre todas as etapas do processo de habilitação e nos atentamos às dúvidas que aquele pretendente a adoção possuí. É disponibilizado, também, um formulário próximo daquele que eles terão acesso na Vara da Infância e Juventude, para que ajustem suas expectativas como casal ou indivíduo, para que se apresentem de forma coesa às entrevistas no Fórum.

Estes pretendentes são convidados e poderão estar nos encontros mensais realizados pelo grupo, mas nessas ocasiões não terão espaço para esclarecimentos primários, embora seja uma boa interação, para que se familiarizem com o tema da Adoção.

Já existe uma Escola de Pais, mas (ainda) não existe uma faculdade ou universidade para se cursar antes da chegada dos filhos. Essa é uma tarefa onde a prática e a teoria se fundem em uma convivência diária.

Se é possível alguma previsão quanto as características físicas de uma criança recebida por filha ou filho por adoção, a previsão de algum filho biológico também conta com limitações.

O apoio, assistência e acolhimento que os pais por adoção procuram, podem encontrar em nosso grupo associativo Refúgio, seja presencialmente, por telefone ou outros meios eletrônicos.

Essa assistência é a consequência natural de pessoas que se ajudam mutuamente nesse desafio de maternidade e paternidade consciente que é a adoção.

Apoio aos Filhos

Em nossos encontros mensais, os filhos e filhas por adoção tem um tempo juntos.

Durante esse contato, eles podem exercitar a socialização com outras famílias constituídas da mesma maneira que a sua própria: filhos recebidos pela adoção. Também têm a oportunidade de terem contato com famílias de diferentes configurações.

Esse é um contato terapêutico e saudável que ajuda a diminuir o impacto que a adolescência causa ao chegar. Assim como aos pais, esse contato é estabelecido dentro das condições que os meios digitais e pessoais permitem.